Tudo sobre Oftalmologia

Eu tenho um amigo médico que decidiu se especializar na oftalmologia e por respeitar não só a medicina em geral como também essa especialidade tão importante, decidir escrever um pouco sobre a profissão dele e como ele consegue ajudar as pessoas sendo um médico oftalmo tão bom como ele é.

areas-atuacaoPrimeiramente vamos entender o que é um oftalmologista e o que ele faz. O chamado “oftalmo” é aquele doutor que se especializa em estudar e diagnosticar doenças no sistema ocular. Esta área da medicina é focada para estudar e tratar todos os tipos de doenças de refração no nosso sistema ocular. O doutor oftalmologista é especializado no trato geral e cirúrgico das mais varias doenças oculares. Clique aqui para saber tudo sobre oftalmologia e cirurgia refrativa!

Para se tornar um médico especialista em oftalmologia você precisa fazer uma faculdade de medicina e depois fazer uma especialização em oftalmologia. Normalmente os médicos que vao para essa área gostam das ciências biológicas e da capacidade metodológica de organização. É extremamente necessário uma capacidade de lidar com pessoas e uma grande sensibilidade para poder mexer nos olhos dos pacientes que tem uma certa aversão ao contato.

Meu amigo depois de fazer sua faculdade de medicina, que já durou cerca de 6 anos, precisou ainda fazer uma especialização que é como se fosse uma pos-graduacao e uma residência também focada em oftalmologia em qualquer instituição de saúde. Existe também a opção de um estagio em instituição reconhecia por um período de 3 anos.

Para finalizar, vou citar aqui todas as áreas de atuação e as especialidades do especialista em oftalmologia. Um médico desta área trabalha diretamente com a clinica ou entao em hospitais e por isso existem diversas sub-areas ou especialidades diversas que um profissional pode escolher como é o caso da oftalmologia infantil e pediátrica, ou entao em doenças de adultos mais sérias como é o caso de doenças lacrimais ou estrabismo, glaucoma, catarata, problemas gerais na retina. Aqueles médicos mais especialistas normalmente chegam no estagio de conseguir fazer a famosa cirurgia refrativa para tratar diretamente todos esses problemas.